O Som e suas propriedades

O que é o som?
O som é uma onda longitudinal que só se propaga em meios materiais e que tem frequência compreendida na faixa entre 20 e 20 000 hertz.
Todos os fenômenos sonoros estão relacionados às vibrações dos corpos materiais. Quando escutamos um som é porque um determinado corpo está vibrando, produzindo aquele som. Quando falamos o som é emitido pela vibração das cordas vocais; quando batemos em um tambor com um pedaço de madeira ou com a própria mão, fazemos esse corpo vibrar produzindo o som; quando as cordas de um violão ou violino se movimentam elas vibram e emitem sons. O som possui propriedades, características que nos permite calcular e observar sua individualidade.


As propriedades do som
Um som apresenta as seguintes propriedades: altura, intensidade, duração e timbre.

Altura
No que respeita à sua altura, os sons podem ser classificados em sons agudos e sons graves.
Som Grave
Som Agudo
Os sons graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda (pequena frequência).
Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequência).




Intensidade
Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.
A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco.
Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.
Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.
A capacidade que o ouvido humano tem de sentir um som depende da intensidade do som mas também da sua frequência. Os sons muito fracos não são sentidos e os sons muito fortes podem provocar lesões.
nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonómetro.
A unidade S.I. do nível sonoro é o belB, embora normalmente seja utilizado o decibeldB, que é igual a 0,1 B.
O nível sonoro de 1dB é a medida correspondente ao limiar da audição, nível abaixo do qual o ouvido humano não detecta som. O nível de 120 dBcorresponde ao limiar da dor, o nível máximo suportável pelo ouvido humano. O nível do limiar da audição e do limiar da dor depende da frequência da onda sonora.
Duração
Representa simplesmente o tempo que o som dura. Geralmente mede-se em segundos (unidade do sistema internacional).


Timbre
É esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequência.
O timbre de uma fonte sonora é representado por uma onda complexa, que é a soma de uma onda fundamental (som puro, ou simples, como o produzido por um diapasão) e sons harmónicos.
Cada fonte sonora produz uma onda sonora complexa diferente (a produzida por uma viola é diferente da produzida por uma flauta).



0 comentários:

Postar um comentário